quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sem guarda-vidas na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro

Alguém poderia me explicar porque não existe guarda-vidas nas praias de Itacuruçá, Coroa Grande, Muriqui, Praia Grande, Ibicuí, Mangaratiba e Conceição de Jacaraí? São todas praias da Costa Verde, região turística.
Em Itaguaí, cidade onde fica o Destacamento 1/10 e também abrigará o porto para construção do submarino nuclear, também não tem médico nem ambulância avançada (com UTI).
O que está acontecendo no Corpo de Bombeiros?
Nas praias que possuem guarda-vidas são os próprios bombeiros que compram protetor solar e pés de pato. Além do mais a alimentação que recebem é uma quentinha cheia de feijão e arroz, uma comida nada light para quem precisa realizar salvamentos. Qual a explicação?

terça-feira, 27 de abril de 2010

Coronel BM Perinei, preso por pedofilia, pode ser contemplado com reforma

Você se lembra do caso do Coronel BM Perinei?
Ele foi preso em janeiro de 2010 pela Polícia Civil em flagrante de pedofilia.
Pois bem, ele chegou a ser encaminhado para o GEP (Grupamento prisional do bombeiro), mas agora, sorrateiramente, estão preparando sua reforma, mesmo ele ainda sendo julgado!!!

O referido coronel, antes de ser preso, era chefe da Diretoria Geral de Inativos e Pensionistas. No momento da prisão, ele estava no motel na Rodovia Presidente Dutra com duas jovens de 15 e 18 anos. A Polícia Civil ainda achou em poder do coronel celulares e pen drive com fotos de crianças nuas.

Não seria o caso de excluí-lo, se a Justiça julgar que é culpado? Com que argumentos querem já garantir a reforma desse homem, antes de seu julgamento? E olha que provas parecem ser fartas.
Mesmo assim querem mantê-lo recebendo proventos do estado. Com que interesses?

Relembre o caso:
Bombeiro detido por pedofilia

Polícia prende coronel

Bombeiro preso

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Medidas preventivas contra envolvimento de policiais com crime

Durante as comemorações do Dia de Tiradentes (21 de abril), patrono da Polícia Militar, o comandante da PMERJ, coronel Mário Sérgio, anunciou que iniciará em breve um programa para evitar desvios de conduta dos policiais.  A ideia é realizar um ciclo de palestras reunindo policiais que foram expulsos para que estes comentem o quanto foi negativo para sua vida a exclusão da Corporação.
Faz sentido agir preventivamente.
É muito ruim para Corporação e para sociedade ter policiais exclusos da PM por terem praticado crimes. Sim, obviamente, um policial que os pratica não deve ser mantido na Corporação. Mas é preciso dar informação a esse homem para que ele não caia no erro, mesmo diante das oportunidades.
A despeito de inúmeras exclusões feitas de forma arbitrária por comandos anteriores, o programa proposto pelo comandante Mário Sérgio traz um quê de modernidade. Até hoje, a PM se orgulha de ter expulsado milhares de policiais pelos mais diversos motivos, muitos injustamente, devemos dizer. Mas ao agir preventivamente, como pretende com a implemetanção desse curso, a PM se aproxima do policial que age na ponta com mais respeito.

Cursos de capacitação - A ASSINAP ofereceu a comandos anteriores a realização de cursos de capacitação para policiais que estivessem detidos no BEP (Batalhão Especial Prisional da PM). Os cursos seriam pagos pela Associação, sem ônus algum para o estado, mas também não foi levado adiante.
Não era uma medida paternalista.
Nosso pensamento era o de fazer com que esse homem detido, em caso de exclusão, soubesse fazer outra coisa que não apenas o trabalho de segurança. Um policial expulso, com raras exceções, não sabe fazer outra coisa. Esse é o perigo, pois ninguém quer empregar ex-policial, fazendo com que esse homem seja mais facilmente cooptado pelo crime. Temos que dar opções, estar perto, acompanhar.
Punir sempre não educa, só cria revolta.
Carregar o fardo de ser ex-policial é muito duro para o homem que tenta se recolocar na vida. A exclusão é uma medida traumática para o policial, cansativa e frustante para a Corporação e extremamente negativa para a sociedade.
Entendemos que projetos como esse que o comandante pretende implantar seriam mais eficientes com a participação das entidades de classe, não digo apenas da ASSINAP. Penso assim porque são as associações que estão em contato direto com policiais de todas as patentes e graduações.
A cúpula da Segurança Pública só lida, por hábito e tradição, com os oficiais, e muitas vezes fica sem saber exatemente os anseios das praças e recrutas, enquanto que as associações conversam com a Polícia Militar como um todo.
Desejamos sucesso ao projeto e mais uma vez colocamos à disposição nossa estrutura e pessoal para formar policiais melhores e mais conscientes, bem como agir para recuperar aqueles que já cometeram erros.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Oficial do Corpo de Bombeiros não quis aceitar doação de máscaras

Um caso inusitado beirando ao absurdo aconteceu na quinta-feira, dia 15 de abril, no Morro do Bumba. Estive lá para doar 30 máscaras modelo COMFO II com 60 filtros de gases ácidos, justamente o equipamento mais adequado para o pesado trabalho realizado naquele local. Porém, simplesmente, o oficial bombeiro que me atendeu se recusou a receber a doação. Seu argumento era de que a doação poderia ter um "caráter político". Falou ainda que para eu realizar a doação, teria que me dirigir ao QG do CBMERJ, no centro do Rio de Janeiro.
Alguém já viu isso?

Caixa com as máscaras e filtros para doação

Eu mesmo gostaria de saber que cunho político é esse, pois não sou candidato a nada. O mais interessante disso é que um dia depois da tragédia, nós estivemos no Morro do Bumba para doar 70 pares de luvas Raspa cano longo e 180 máscaras PFF2; e essas doações foram aceitas sem problemas. Aliás, foi durante essas idas ao Morro do Bumba que obtive informações de um coronel BM com décadas de experiência a respeito das máscaras ideais para esse trabalho específico (não vou declinar o nome do coronel para que não haja represálias. Tudo é possível).

Além do mais, só me dirigi ao Morro do Bumba porque queria que as máscaras fossem usadas pelos homens que lá trabalham. Pensava que ao entregar as máscaras apropriadas, o comandante da operação imediatamente iria distribuir o material.

O caso obteve uma repercussão maior porque vários veículos de comunicação já estavam de plantão na localidade acompanhando a remoção dos corpos. O que seria uma simples doação virou um fato ainda mais interessante para a mídia: a negativa de recebimento do material!

Sabemos que o estado é quem deveria distribuir o material, mas já que não faz, nós estamos agindo. O que queremos é garantir que o bombeiro trabalhe com seu equipamento de segurança individual completo.
Parece que aceitar a doação seria reconhecer que não recebem ajuda do estado. Como se sabe, o estado paga um salário de vergonha, não fornece o equipamento necessário e também não paga adicional de insalubridade para esses profissionais. Quer um lugar mais insalubre do que o Morro do Bumba?

Morro do Bumba: areia ácida, gás metano e chorume

O fato é que os bombeiros que trabalham no Bumba não estão usando máscaras adequadas e ficar por algumas horas no local já é suficiente para passar mal. Cada máscara COMFO II adquirida pela ASSINAP, custa, em média, R$ 90. Essas são as mais adequadas ao trabalho realizado no Bumba, onde os bombeiros entram em contato com gás metano e chorume. A exposição continuada e sem proteção ao chorume e gases tóxicos pode causar irritação nos olhos e nas mucosas do nariz e garganta, queimaduras, bronquite, alergias, náuseas, dor de cabeça, enjôo, intoxicação e doenças de pele.

O périplo
Para não desperdiçar o material e efetivar a doação, nos dirigimos ao QG do CBMERJ, no centro do Rio. Vejam bem, nós estávamos no local da tragédia, em Niterói, mas tivemos que fazer um deslocamento de cerca de 25 Km.
Uma vez no QG, a recepção foi totalmente diferente. O coronel BM Bonfim, diretor-comandante do Centro de Operações, recebeu os equipamentos com profissionalismo e atenção. Ele entendeu que a intenção da ASSINAP era ajudar os bombeiros, já que é uma associação de policiais e bombeiros militares.

No ato da entrega das máscaras, Cel. Bonfim imediatamente solicitou que seus comandados realizassem a contagem do material e agradeceu a doação, dizendo que a Instituição teve um acréscimo significativo no número de viaturas, e que as máscaras serão muito bem utilizadas.

sábado, 10 de abril de 2010

Bombeiros trabalham sem equipamentos apropriados para a própria segurança

Os bombeiros do Rio estão sendo os heróis nessa tragédia que abate o estado do Rio por conta das chuvas. Fazem o que podem e não podem, se virando para salvar vidas e remover feridos. Estão trabalhando sem descanso e muitas vezes sem os equipamentos necessários.
Visitei o Morro do Bumba e vi que os bombeiros estavam trabalhando com luvas inapropriadas e sem máscara para se proteger do gás metano que invade a localidade.

Então, como presidente da ASSINAP (Associação de Policias e Bombeiros Militares Ativos e Inativos), doamos 70 pares de luvas Raspa e também iremos doar mil e duzentas máscaras para o Corpo de Bombeiros.
O Globo fez matéria a respeito.
Leia: Bombeiros usam máquinas emprestadas

Morro do Céu: finalmente a imprensa acordou e está denunciando o descaso do poder público em relação ao Morro do Céu! A ASSINAP luta desde 2007, quando entrou com Ação Civil Pública na Justiça pedindo a desativação do lixão. O Globo está de parabéns nesse sentido, fazendo uma cobertura exemplar. A hora de ajudar as pessoas é agora. Todos podem ser salvos de uma nova tragédia.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Denúncia da ASSINAP sobre Morro do Céu ganha destaque na coluna da Miriam Leitão (O Globo)

Como explicamos em detalhes no post abaixo, a ASSINAP entrou em 2007 com Ação Civil Pública pedindo a desativação do lixão do Morro do Céu, em Niterói.
Nossa denúncia ganhou destaque na coluna da Miriam Leitão, no Globo, e também em seu blog no site do jornal. A coluna publicou as fotos que enviamos do lixão do Morro do Céu, mostrando que é uma área de extremo risco.

Você pode ler as matérias nesses links:

Lixão em Niterói avança

Erros que matam

Não tenho dúvidas que a hora de fazer alguma coisa pelos moradores do Morro do Céu é agora. A imprensa pode e deve colaborar para denunciar o caso e a prefeitura, claro, deve tomar as providências para salvaguardar a vida das pessoas.
Acorda prefeitura de Niterói. O que vocês estão esperando? Mexam-se!!! Querem ver outra tragédia?


Morro do Bumba


Ontem, estivemos no Morro do Bumba para saber como a ASSINAP poderia ajudar com a equipe que está realizando os resgates. Percebemos que muitos bombeiros estavam trabalhando sem luvas e fizemos a doação de 70 pares de luvas Raspa, indicada para manejo de material pesado.


Major BM Sarmento recebe as luvas

Coronel BM Pedro Jorge comanda as operações de resgate no Morro do Bumba

Mais uma coisa nos chamou atenção no Morro do Bumba: há muito chorume e gases tóxicos provenientes do antigo lixão. O chorume escorre indo direto para as galerias fluviais. O destino final provavelmente será a Baía de Guanabara. O ar tóxico contamina todas as pessoas na localidade. É o descaso público gerando mais poluição e destruição do meio ambiente em vários níveis.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lixão do Morro do Céu, em Niterói, é área com risco de desmoronamentos

Hoje falo aqui como um cidadão. Apenas mais um cidadão indignado e entristecido com os desastres que vem acontecendo no estado do Rio de Janeiro.
Minha tristeza ainda é maior em relação a Niterói, cidade onde nasci e fui criado, hoje terrivelmente afetada pelas chuvas, contabilizando centenas de mortes, desaparecidos e feridos.
Escrevo aqui para alertar que novos desabamentos podem acontecer na cidade se o poder público se manter inerte. Desde 2007, a ASSINAP denuncia risco de desabamentos no atual lixão de Niterói, localizado no Morro do Céu. A prefeitura diz que é um aterro sanitário, mas as fotos que fizemos não mentem, e mostram que o local é mesmo um lixão a céu aberto que coloca em risco a vida das pessoas.

Lixão ao lado das casas. O terreno é altamente instável

O lixão do Morro do Céu foi implantado depois que as pessoas já estavam morando na área. Hoje, ele é uma ameaça para a saúde e a vida das pessoas que lá moram. Ninguém faz nada, os moradores estão sem voz.
Ainda em 2007, a ASSINAP notificou formalmente o Ministério Público, governador, prefeito, presidente da Clin (empresa de limpeza de Niterói), e os secretários estaduais e municipais de Meio Ambiente, Saúde, Defesa Civil e Segurança, mas nada foi feito em relação ao lixão do Morro do Céu até agora.

Caminhão da Clin, empresa de limpeza de Niterói, saindo do lixão


O lixão já toma todo o topo do morro, devastando considerável vegetação de Mata Atlântica como também contaminando e extinguindo nascentes, como esta abaixo, localizada na Rua A, totalmente infectada pelo chorume.

A ASSINAP possui legitimidade para propor a Ação Civil Pública, visto que os trabalhos para retirada das instalações do lixão ou, na pior hipótese, remoção de feridos em caso de acidentes, envolvem a Polícia Militar, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Imagem do programa Google Earth mostrando a área do lixão do Morro do Céu, em Niterói

A Instituição, com sede em Niterói e subsede no Rio de Janeiro, também se coloca como posto de coleta de donativos (colchonetes, fraldas, água, alimentos não perecíveis e roupas). As doações serão entregues à Defesa Civil e Corpo de Bombeiros das cidades para distribuição às vítimas.

Analise as fotos que fizemos do lixão do Morro do Céu e me diga se ele parece, em algum momento, com um aterro sanitário.


Plásticos espalhados, imúndicie, queimadas e nada de coleta seletiva. Isso é aterro ou um lixão a céu aberto?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Desordem, desrespeito, incompetência

Batalhão Florestal do estado do Rio abandonado. As empresas podem poluir à vontade que ninguém multa...
Estado e cidade sem condições de enfrentar as chuvas. Pessoas morrem, perdem seus patrimônios e fica tudo por isso mesmo...
Batalhão do Bope servindo de filmagens para o filme Tropa de Elite II. Aconteceu no final de semana retrasado, interrompendo o funcionamento daquela unidade...
Punições de praças publicadas apenas no boletim reservado. O praça não vê e é impedido de preparar sua defesa...
Cabral comentando as tragédias por conta das chuvas sem sair de casa para visitar nenhuma área atingida. Muito humano...
Governo e deputados aliados tentando empurrar a PEC 300 para depois das eleições. É muita falta de vergonha dessa gente. Quando a categoria policial será respeitada? A população também é punida com os baixos salários dos militares. Ninguém percebe isso?



Amigos, às vezes, dá vontade de mandar tudo pro alto. Fico me perguntando pra que existe a classe política? A quem servem os políticos profissionais? A nós, do lado de cá, é que não é. Eles servem a eles próprios no desejo de permanecerem lá, mergulhando em verbas que nunca foram deles mas que se apossam famintos.



O que é o povo pra eles? Só serve para votar. Por isso que o voto é obrigatório no Brasil. Se fosse voto voluntário ninguém iria. A descrença é geral.
Mesmo com toda descrença e antipatia em relação a essa gente aproveitadora, vamos seguindo. É só o que nos resta.