terça-feira, 27 de março de 2012

Quem pagará as contas agora?

Já dizia Benjamin Franklin: “Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água".

O episódio da “alegada greve” trouxe ao seio militar, o nome de alguns Deputados que, preocupados com suas pretensões políticas eleitoreiras futuras, tentaram capitalizar para si a condição de “padrinhos” do movimento (sic).

Com a repressão do movimento, prisões, punições e demissões, FICAM AS PERGUNTAS:

AONDE ESTÃO ESTES PADRINHOS ?

QUEM SERÁ RESPONSÁVEL PELO CUSTEIO DAS DESPESAS DE MANTENÇA DAS FAMÍLIAS DOS DEMITIDOS?

Duro crer que existam pessoas eleitas pelo povo (QUE INCLUEM os militares, em situação famélica e precária), que se aproveitam da desgraça alheia, para promoção pessoal.

Deputados, antes de bons conselhos (sic) deviam bem refletir suas ações, pois não é criando ilusões ou dando asa à UTOPIA de incautos que se obtém a glória.

"Ainda que eu fale todas as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor sou como o bronze que soa ou o sino que retine... mesmo que tivesse toda a fé a ponto de, transportar montanhas, se não tiver amor, não serei nada." (Apóstolo Paulo).

segunda-feira, 26 de março de 2012

ATÉ TU, BRUTUS!

Tal qual na vida militar, nas associações representativas, valem as máximas: “Antiguidade é posto” e “O tempo é senhor da razão”.

Nessas vertentes, a ASSINAP, com a experiência acumulada de seus Diretores, esteve e está pronta a auxiliar as coirmãs que estejam dispostas a aprender.

Entretanto, esta disposição vincula-se a uma via de mão dupla ou pelo menos, num intercâmbio compromissado na boa-fé.

Tal assunto é trazido à baila, visto que diante dos protestos (justos e devidos) por melhores salários dos bombeiros em 2011, prestou total AUXÍLIO aqueles – VERDADEIRO SOS – com apoio logístico e alimentar: Qual foi a paga? “Fundaram” nova entidade; viraram às costas a quem lhe deu apoio; e, por último, em razão da ASSINAP ter posição formada congruente com a CF/88 (vedação de greve), fizeram
coro às críticas de oportunistas de plantão, que só queriam e querem, na verdade, atender suas pretensões políticas.

Apesar da traição, vimos que a experiência acumulada venceu o destempero e a perfídia daqueles que, pensando só em seus “interesses pessoais e políticos” ou por pura inveja, vendaram os olhos a verdade, ao bom-senso, a boa- fé e a realidade constitucional; afinal como bem filosofou CONFÚCIO: "A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido".

sexta-feira, 23 de março de 2012

O tempo é o senhor da verdade

A ASSINAP como entidade associativa representativa da categoria, luta e sempre lutou pelas melhores condições de trabalho e de vencimentos, proventos e pensões condizentes com a função essencialíssima que exercem os militares estaduais.
Nessa luta constante, buscamos a verdadeira Justiça. Apesar de a Justiça ser o objetivo principal de todas as instituições da sociedade, muitas vezes não conseguimos separar o conceito de direito e a idéia de Justiça.
A máxima "dar a cada um, o que lhe é devido", é interpretada por Platão como "o que convém", não está somente no plano das relações particulares, mas dentro da estrutura do Estado. A idéia de Justiça, segundo o cito Platão, está intimamente ligada à política.
Nessa ótica, a conjugação de Direito e Justiça leva a discussões acaloradas, que desafiam a própria realidade, pois afetam até preceitos constitucionais e o Estado Democrático de Direito.

Patente só não basta. Antiguidade também é posto!
Cada detalhe de nossas vidas está afetado pela perspectiva que ocupamos. Perspectiva espacial, temporal, afetiva. Vital, enfim. Herdamos uma interpretação das coisas que nos cercam; interpretação não apenas teórica, mas também prática. Essa experiência herdada, junta-se àquela que adquirimos pessoalmente ao viver e nos permite lidar com as coisas ao redor, com aquilo que nos cerca. A experiência de vida é acumulada com os acontecimentos e fatos passados, positivos ou negativos, que nos fazem crescer, para que possamos refletir nos passos e decisões futuras a serem tomadas. “Só com uma volta à experiência da vida - e uma educação que a tenha em conta - é que poderemos resgatar o sentido da realidade da vida”, é o que ensina Sylvio R. G. Horta (Mestre da FEUSP, in A Experiência da vida - Subsolo da Filosofia).
Justamente por usar da experiência de vida acumulada, além de uma perfeita assessoria jurídica, é que a Diretoria da ASSINAP tomou posição criteriosa e cautelosa com relação aos fatos ocorridos em FEVEREIRO/2012 – taxado pela imprensa como movimento grevista. “A experiência de vida traz para entidade um conhecimento de que esse tipo de medida não vai levar a nada e no final só vai prejudicar os próprios militares”, explica Miguel Cordeiro.
Diante dos antigos acontecimentos e todas as circunstâncias, a posição da ASSINAP em agir com precaução e coerência foi resultante do fator de que uma paralisação por parte dos militares é considerada inconstitucional. Por tais razões, treze bombeiros militares que aderiram à greve foram expulsos da corporação por terem sido considerados culpados por articulação em manifestações de caráter político-partidário, nas quais incitaram ostensivamente a tropa à prática de ilícitos de natureza disciplinar e penal militar, além da adoção de conduta incompatível com a missão de bombeiro-militar, sendo eles:
- CB Alexandre Salvador de Azevedo
- CB Paulo Roberto Noronha dos Santos Júnior
- CB Andrei Carlos Azevedo dos Santos
- CB Adhemar de Queiroz Balthar Júnior
- CB Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos
- 3°SGT Heraldo Correia Vieira
- 3° SGT Alexandre Gomes Matias
- 3° SGT Wallace Rodrigues Chaves
- 3° SGT Harrua Leal Ayres
- 3° SGT André Manoel Pontes Matos
- 2° SGT Daniel Alves dos Santos
- 2° SGT Paulo Edson de Campos do Nascimento
- Subtenente Valdelei Duarte

Assim, ratifica a ASSINAP que continua com o seu permanente compromisso de luta por melhores ganhos e condições de trabalho dos militares estaduais e clama pela busca de uma solução negociada e pacífica, sem deixar de lado o foco na missão constitucional da segurança pública e defesa civil. “Paralisação dos militares somente acarreta no aumento de violência e criminalidade. Entendemos que o salário dos PM e BM não está condizente e é por isso que estamos sempre em busca do melhor para nossos associados e categoria”, finaliza o presidente.
Essa é a nossa resposta àqueles que não tendo condições de demonstrar um trabalho de efetivo valor e benefícios à categoria, alguns com mais tempo de existência que é a ASSINAP usam de intrigas e lançam inverdades na imprensa para camuflar sua total desatualização jurídica, a inveja e quiçá a sua incompetência.
- “Plagiando a frase do saudoso jogador Romário ‘nem chegou a seleção e já quer sentar na janela’”, alerta o presidente Miguel referindo-se as entidades que se quer atingiram a maioridade e já querem se dizer lideranças de categoria, a qual perto da ASSINAP ainda usam fraldas

sexta-feira, 9 de março de 2012

A VIDA IMITA A FÁBULA.

A cobra, do alto de sua majestade e regalias do poder recebido pelos governantes do reino animal, atacava a todos, indistintamente. Seu veneno poderoso era, por todos, temido. Entretanto, um dia, destituída do poder, sem regalias e garantias, renegada a um simples “ser vivo” do reino, foi atacada por uma muçurana.
Moral da história: Em festa de cobra, só entra quem tem veneno.

A vida imitou a fábula. Oficial que exerceu a Corregedoria da PM por tempos. Processou administra-tivamente diversos PM´s. Provocou demissão de vários - não foram poucas as arbitrariedades co-metidas, inclusive procedimentos disciplinares céleres, camuflados de legalidade, cerceando os processados do devido e legítimo processo legal; HOJE, é vítima de seus próprios atos como “defensor da categoria” (sic), pois mesmo ciente da ilegalidade da greve, participou do movimento, como noticiado pela imprensa em geral, e, em razão disso, responderá a CJ (Conselho de Justificação), alegando estar sendo “vítima” do Governo.
Tal situação é emblemática e que sirva de exemplo aos atuais e futuros Corregedores, para que meçam bem suas condutas e atuem da forma mais legal e proba possível, pois o Mundo está mudando e a impunidade está com seus dias contados.
Neste diapasão, em resumo ao todo, citamos brocardo latino de relevo: “Ipse venena bibas”. (Bebas teu próprio veneno).