quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Enquete mostra abusos praticados pela BM e PM contra seu efetivo

A Assinap disponibilizou uma enquete em seu site www.assinap.com.br para saber se o policiais ou bombeiros sofreram algum tipo abuso dentro nas respectivas corporações. Também perguntamos se o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar tratam bem seus efetivos.

Os relatos que estamos recebendo e publicando no site da ASSINAP por conta dessas duas simples perguntas comprovam o grau de atraso das Corporações. Notem que as perguntas não se focam na questão salarial, mas na forma como essas instituições tratam seus recursos humanos.
Todos que se manifestam tem sua identidade resguardada para que não sofram represálias, infelizmente atitudes tão corriqueiras nessas instituições, que parecem ter parado no tempo.

Leiam alguns dos relatos que recebemos para as duas perguntas:

VOCÊ ACHA QUE A POLÍCIA MILITAR E O CORPO DE BOMBEIROS TRATAM BEM SEU EFETIVO?

“Não tratam, nem com condições de trabalho, nem com alimentação decente, nem respeitam a carga horária.... Muitos extras desnecessários..... Fora a "corrupção interna", onde os comandantes de Cia obrigam os PMs pagar pra trabalhar...”

“SERA QUE AINDA PRECISA PERGUNTAR? TRABALHANDO 240 HORAS MENSAIS, FORA OS EXTRAS E SEM REMUNERAÇÃO DE HORAS EXTRAS, COM 5% DE AUMENTO.”

“Concordo em gênero, número e grau com os comentários dos colegas. Somos vítimas de maus governantes e, vez por outra, dos próprios companheiros quando em posições de mando.Sou Cel BM reformado.”

“Tratam tão bem que estou na escala 12x24 12x48 há muito tempo. Estou cansado, tem dias que quase durmo em serviço. Qualquer outro servidor público trabalha menos que o PM. E ainda por cima tiraram meu desarrancho que era o que garantia mais R$ 162,00 no final do mês, com a desculpa de que eles não tinham o controle dos policiais desarranchados disseram que estão tirando para depois devolver e sou obrigado a comer na rua pois a comida do 19ºBPM eu dei a um cachorro vira-lata na rua e ele NÃO quis imagina o aspecto e o gosto da comida. Sem falar que já esta faltando peças do novo uniforme, além de ser ridículo não tem para pagar para os policiais.Nosso é menor que salario mínimo, e ainda querem que eu vá correr atrás de bandidos que ganham mais do que eu”

“Não temos boa alimentação, auxílio transporte,não nos respeitam como profissionais, não nos dão treinamento e em serviços que poderiam ser executados por empresas particulares, como policiamento no interior de estádios, não temos logística adequada sendo sempre os primeiros a chegar e últimos a sair! Estamos na mão da politicalha!”

VOCÊ JÁ FOI VÍTIMA DE ALGUM ABUSO, ILEGALIDADE, HUMILHAÇÃO, DESRESPEITO E ARBITRARIEDADE DENTRO DA PM OU DO BM?

“Fui humilhado perante subalternos pelo o Cmt da Unidade em que servia por ter lhe dado o tratamento de Mestre e não de Cmt”

“Sou Guarda-Vidas socorrista. Eu era da Barra da tijuca e fui transferido para ilha grande estando licenciado e agregado, aguardando reforma por linfoma. Reclamei na corregedoria e nada fizeram e ainda falaram para o meu comandante que eu estava denunciado ele. Era o CEL Osawa cmt da Barra.”
“Sim, trabalha-va a cerca de 2 anos no setor de inteligência,ligado diretamente a chefia, de repente fui afastado, sem motivo plausivel, pois durante o trabalho realizado foi efetuada diversas prisões de policiais envolvidos em diversos delitos. A chefia trocou a fechadura da porta da AIC e proibiu a entrade deste agente no setor, tendo o declarante se colocado a disposição para transferência, a chefia alegou não ter prova contra este, estou realizando início de tratamento psicológico no HPM, pois encontro-me muito abalado,pois vinha prestando ótimo serviços e agora nem se quer fui ouvido, nem comunicado, sendo tratado como um "marginal", fora da lei.”

“Sim, varias vezes, inclusive fui punido duas vezes pela mesma falta.”

“Com certeza, quase todo o efetivo de praças da PMERJ já sofreu abuso de autoridade. Os Comandos não cumprem as Legislações mais básicas. Nas Unidades Operacionais utilizam Subtenentes na função de Oficial de Dia, Por vários anos a Guarda do 26º BPM foi incompleta, com um sargento comandante e um soldado sentinela. O Comando quando questionado puniu o questionador por não cumprir ordem emanada do Comando. Punição aplicada sem o Direito Constitucional da Ampla Defesa e, com adulteração do Livro de Registro de DRDs. Fatos levados ao conhecimento da Corregedoria que permanesse omissa. Portanto após passar para a Reserva, me sinto aliviado e, vejo que até o traficante é mais "digno" que meus "Comandantes".

CONCLUSÃO: A PM E O CBM PRECISAM DE MUDANÇAS PROFUNDAS. REFORMA DO RDPM E RDBM. DESMILITARIZAÇÃO JÁ.

Para ler todos os comentários e participar da enquete, acesse www.assinap.com.br

Nenhum comentário: