quarta-feira, 23 de junho de 2010

Nota da ASSINAP sobre aumento de 70% para delegados

Primeiramente, a ASSINAP (Associação de Policiais e Bombeiros Militares Ativos e Inativos) destaca que não é contra o delegado ser bem remunerado. Mas não podemos tolerar a discriminação por parte do estado em relação aos demais agentes da segurança. Entendemos que a proposta de aumento de 70% apenas para delegados da polícia civil enviada pelo governo do estado à Alerj pode gerar uma crise na segurança pública. Não porque os delegados irão receber um salário digno, mas simplesmente porque todo o restante continuará recebendo salários indignos.
Por que conceder 70% para um grupo que, por hierarquia, já percebe salários maiores, e dar apenas 10% para todo o restante, que recebe salários miseráveis e não condizentes com sua responsabilidade?
A estratégia de privilegiar pequenos grupos deixando um universo de descontentes só apura o sentimento de revolta dos injustiçados.
A ASSINAP interpreta o generoso aumento concedido apenas a delegados como uma forma de coação aos demais agentes da segurança pública, pois em caso de greve ou manifestações, o delegado é a única autoridade policial, sendo os demais considerados como agentes da autoridade, subordinados ao delegado. O governo, assim, mantem sua tática de dividir para conquistar. É assim que o governo pretende “unir forças”, como prega em seu slogan?
Gostaríamos de entender a lógica do governo em beneficiar um pequeno grupo, o de delegados, e deixar à míngua tantos outros profissionais igualmente importantes para a segurança pública. Com este aumento, o desnível entre o que recebe um coronel e o que receberá um delegado – cargos máximos das duas polícias – tornou-se um abismo.
Não queremos fomentar ainda mais a divisão que existe entre as duas corporações. Ao que nos consta, o próprio governo se encarrega disso, asseverando também, com este percentual de aumento para delegados, rivalidades internas na Polícia Civil.
Por que delegados são mais estratégicos que toda uma legião de agentes de segurança? Se os demais profissionais não são estratégicos e não mereçam consideração, que o governo do estado, então, elimine os cargos obsoletos, e deixe de agir de forma cínica e desrespeitosa com milhares de profissionais concursados que já acumulam mais de 200% de perda do seu poder aquisitivo ao longo dos anos.

A Terceira Carreata PEC 300 Rio a ser promovida pela ASSINAP dia 24 será uma ótima oportunidade para que policiais e bombeiros se manifestem perante a população.
Todos os Policiais Civis, Policiais Militares Bombeiros Militares, agentes do DESIPE e demais servidores estão convidados para essa carreata que acontecerá no dia 24 JUN 2010, com concentração às 15h horas, em frente ao jornal O Globo (Rua Irineu Marinho).

ASSINAP
Site: www.assinap.com.br
Fones: 22217193 – 8748052
assinap.brasil@assinap.com.br

Nenhum comentário: