segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Policiais e bombeiros presos deveriam aprender uma nova profissão

Assisti recentemente o filme "As rosas são vermelhas, as violetas são azuis". Na verdade, eu me surpreendi, pois o filme tem a ver com algo que defendo já há algum tempo: ensinar uma outra profissão ao policial ou bombeiro que foram presos e expulsos da Corporação.
O filme é baseado em história real. Um presidiário britânico, vivido por Clive Owen, depois de cumprir pena no regime tradicional, foi posto em um programa experimental para cumprir o restante de sua pena. Antissocial, ele não quer contato com ninguém, apenas deixar o tempo passar até poder ir embora. Até que seu parceiro de quarto o apresenta à jardinagem. Ele de imediato rejeita praticar a atividade, e só o faz por ser obrigado pelo diretor da prisão.
Aí que é a reviravolta do filme: ele descobre ter um talento imenso para jardinagem e seu grupo consegue ser selecionado para o mais alto concurso de jardinagem da Inglaterra, apreciado até pela rainha. A prática também faz com que ele se torne uma pessoa melhor, além de ser uma profissão que vai ajudá-lo quando ele sair da prisão e na sua reinserção na sociedade.

Presos tornam-se jardineiros
Por que não podemos implantar uma experiência como essa aqui? Alguém acha que nossas prisões ajudam a reinserir alguem? Nossas prisões não formam ninguém para a sociedade. Quem entra, pode até sair pior. Mas com policial e bombeiro essa questão ainda é mais perigosar. Com o estigma de ex-pm e presidiário, sem saber fazer nada diferente do que mexer em armas, há poucas chances de ser aceito em empresas. Apenas organizações criminosas aceitarão de bom grado um PM ou BM nessas condições.
Não se trata de ser bonzinho ou condescendente. Oferecer uma outra profissão a um policial ou qualquer preso é um favor à sociedade e ao Estado.
No mais, vejam o filme. Apesar de parecer tratar de um tema pesado, o filme é muito agradável, bem humorado e leve.

Um comentário:

TREME TERRA disse...

Aplaudindo a proposta,sugiro seja Curso Politácnico.