quinta-feira, 31 de março de 2011

Apoio ao Movimento Não Toquem nos Blogueiros

Intelectuais, jornalistas, acadêmicos, profissionais liberais, líderes sindicais e ativistas - muitos deles blogueiros - participaram dia 30 de março do lançamento do movimento NÃO TOQUEM NOS BLOGUEIROS, na praça do Bairro Peixoto (Copacabana), próximo ao local onde o blogueiro Ricardo Gama sofreu um atentado. Ele levou 4 tiros e se recupera no hospital Copa D'or.

Mesmo de baixo de chuva, cerca de 60 pessoas compareceram para dar seu apoio ao blogueiro Ricardo e defender o direito à liberdade de expressão. A ASSINAP se fez presente e apoia integralmente o movimento, que surge em decorrência de um ato de covardia e desprezo pela democracia.
Um dos criadores do Movimento, o professor e ex-secretário de estado Fernando Peregrino, promete não descansar até que o atentado seja esclarecido.
"Foi um absurdo, não podemos nos calar. O que fizeram contra o Ricardo foi um atentado contra a vida e a liberdade de expressão. Foi uma tentativa de acabar com o direito civil de falar e de se expressar. O movimento foi criado para cobrar as instituições e alertar para que crimes como este não se repitam. Não podemos achar que isso é normal”, disse Peregrino.
Fernando Peregrino (à esquerda), ao lado de Antonio Carlos, presidente da ONG Rio de Paz
Os presentes decidiram criar um blog para notícias do movimento e cobrar da secretaria de segurança o andamento das investigações para levar autores intelectuais e operacionais à Justiça.
Os participantes também vão cobrar posicionamento da OAB e ABI. Um abaixo-assinado será criado para coletar assinaturas através do Blog NAO TOQUEM NOS BLOGUEIROS e posteriormente será encaminhado a essas instituições.
O próximo evento será na porta do Palácio Guanabara, na proxima sexta feira, as 17 horas.
Estiveram presentes os blogueiros Marcos Cavalcanti, Coronel Paul, José Vicente Brizola, Fernando Lobo, Regina, SOS Dirlei, Antonio Carlos (presidente da ONG Rio de Paz), Carol Peregrino, Paulo Peregrino, Sergio Ricardo (ambientalista), Nayth Jr, Saint Clair Mello, Fabio Henriques, entre outros.
Publicaremos depois a lista com as assinaturas completas.

O site G1 cobriu o evento. Veja matéria aqui:

Nenhum comentário: